sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Construções com Sólidos Geométricos

Trabalho Em Família (T.E.F.),  
Depois de estudarmos os sólidos geométricos, a nossa professora pediu que fizéssemos, com a ajuda dos nossos pais, uma construção com materiais reciclados em forma de sólidos,  (caixas de cartão, rolos de papel, garrafas....)
Como saíram construções muito criativas resolvemos fazer uma exposição na entrada do colégio!
 Nós e os nossos papás estamos de parabéns!
Adoramos! Estamos super felizes com os nossos trabalhos!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

5 de outubro de 1910


A Implantação da República 

.Portugal foi, desde a sua fundação, governado por reis. A essa forma de governo chama-se monarquia. 

. No entanto, nos finais do século XIX, havia muitas pessoas que achavam que a monarquia não era a melhor forma de governar um país e devido aos vários problemas que o país atravessava, resolveram implantar a república.  

.As repúblicas têm dirigentes eleitos por períodos de tempo mais curtos, e o controlo do poder parecia mais eficaz.  

.Por tudo isto, grupos de cidadãos portugueses, partidários de um sistema de governo republicano, foram-se revoltando e acabaram por conseguir terminar com a monarquia e implantar a República.  

.Isto aconteceu a 5 de Outubro de 1910.  

.A República foi proclamada e a importância deste facto foi tal que se decidiu que essa data fosse um dia feriado.   
.O último rei foi D. Manuel II que partiu para Inglaterra com a restante família real, ficando aí a viver no exílio.
  . O primeiro presidente foi Teófilo Braga, mas foi apenas presidente do Governo Provisório até às eleições, onde foi eleito como primeiro Presidente de Portugal Manuel de Arriaga.

.A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua bandeira e o seu hino para aqueles que temos atualmente e o nome da sua moeda para o escudo. 




quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A ÁRVORE GENEROSA - Uma história de afetos

Esta semana, o João da nossa sala levou um livro muito bonito. Chamava-se ”A árvore generosa”. A nossa professora gostou do livro e leu-nos esta linda história, que nos comoveu a todos!

Esta história fala-nos de uma árvore amiga e amorosa que dá tudo ao menino: as suas folhas, os seus frutos, a sua sombra. O menino também ama a árvore, a grande companheira de todos os dias: subia o seu tronco, pendurava-se nos galhos, brincava às escondidinhas. Até que foi crescendo, tornou-se adolescente, depois adulto. E, pouco a pouco, foi deixando a amiga de lado.

 "Estou grande demais para brincar", dizia o menino, que precisava de dinheiro para comprar "muitas coisas". A árvore ofereceu-lhe as suas maçãs, para o jovem vender. Depois os seus galhos, para o homem construir a sua casa. E a história acompanha o passar do tempo até à velhice do homem - que até ao fim, já bem velho e cansado, ainda é chamado de menino pela árvore.É uma árvore que ensina, por meio do afeto, uma relação de troca sincera e desinteressada - essa que o homem parece desaprender nas exigências da vida adulta.

Depois fizemos o reconto em banda desenhada.



Orgãos dos sentidos